quinta-feira, janeiro 26, 2006

Crónicas de Selim Benachour (CAN)

Benachour em directo da CAN: «Angola é desconhecida em África»

Tenho passado os dias a preparar-me para o jogo de domingo frente à Zâmbia. Treinámos sempre à tarde, sentimo-nos bem e sabemos que o primeiro jogo é muito, muito importante. Começar com uma vitória num torneio destes é fundamental para lançar a Tunísia. Ainda para mais, somos os detentores do troféu e a nossa responsabilidade é maior do que das outras selecções.

Na minha opinião, os grandes candidatos à conquista da Taça de África das Nações são a Costa do Marfim, a Tunísia, claro, Marrocos, o Senegal e os Camarões. São selecções que têm jogadores muito experientes, a jogar nos grandes campeonatos europeus como o campeonato inglês e francês. Sei que Angola é um país de grande ligação a Portugal, mas não os coloco como um dos principais favoritos à conquista do troféu, apesar de terem conseguido o apuramento para o Campeonato do Mundo.

Muito sinceramente, conheço pouco sobre Angola. É uma selecção desconhecida no continente africano, por incrível que possa parecer, porque nunca ganhou nenhuma Taça de África das Nações, nunca fez uma carreira impressionante na prova. O seu maior feito é, sem dúvida, esta qualificação para o Campeonato do Mundo, uma grande surpresa.

Despeço-me fazendo referência à vitória do Egipto sobre a Líbia, por 3-0, na abertura do torneio. Um bom jogo a abrir Taça de África das Nações!

*Texto de Selim Benachour, jogador do V. Guimarães, que está ao serviço da selecção da Tunísia na CAN

Benachour em directo da CAN para o Maisfutebol: «Não fiquei triste por ter ficado no banco.»

Estreámo-nos na Taça de África das Nações e conseguimos aquilo que tínhamos traçado, ou seja, entrámos na prova com uma vitória frente à Zâmbia, por 4-1, e isso é muito importante quando estamos numa fase de grupos. Mas queremos mais, portanto, queremos vencer a África do Sul e a Guiné para terminarmos na primeira posição.

Não joguei por opção do treinador, mas não me sinto triste por ter ficado no banco. Temos um grupo com muita qualidade, este torneio é longo e todos terão a sua oportunidade. Ainda estamos na fase de grupos e todos vão jogar. O mais importante de tudo foi a vitória e isso foi alcançado pela nossa equipa. Tendo em conta a rotatividade que o seleccionador vai fazer, espero jogar no próximo jogo que será frente à África do Sul.

Curiosamente, a Guiné conseguiu uma das grandes surpresas e venceu a África do Sul, por 0-2, e provou que tem uma boa equipa. Somos os dois primeiros e vamos ver como será, porque queremos ficar na liderança do grupo. Vi os últimos minutos do jogo entre a Guiné e a África do Sul e fiquei com a ideia de que o McCarthy esteve bem, ganhou muitas bolas, mas não foi feliz.

Despeço-me sem me esquecer que o V. Guimarães empatou com o Rio Ave, mas a equipa jogou bem. Os meus colegas tudo farão para ganhar. E o próximo jogo é em Braga...

* Texto de Selim Benachour, jogador do V. Guimarães, que está ao serviço da selecção da Tunísia na CAN, escreve regularmente para o Maisfutebol sobre a competição.