Mourinho: Jogadores mais utilizados (fim de crónicas, para já)
Fazendo todas as contas aos cinco anos de treinador que José Mourinho, chega-se à simples conclusão que Vítor Baía surgiu sempre como prioridade. O guarda-redes do F.C. Porto só não fez mais minutos porque na primeira época, na transição entre Octávio e Mourinho, ainda sentiu alguns problemas de lesão, e já com o actual técnico do Chelsea foi muitas vezes poupado na Taça de Portugal. Ainda assim, ficou muito perto dos 9000 minutos de utilização.No segundo lugar vem Deco, que também passou duas temporadas e meia com o treinador e logo a seguir o incansável Paulo Ferreira, talvez o jogador mais intensivamente utilizado. Maniche ainda somou alguns minutos do Benfica, enquanto Nuno Valente e Derlei acumulam utilização do U. Leiria. Ficam mais abaixo no «ranking» devido às lesões que os afectaram em diferentes pontos da carreira.
Lista dos 10 mais utilizados em clubes portugueses por Mourinho:
1º Vítor Baía, 8989 minutos
2º Deco, 8915
3º Paulo Ferreira, 8749
4º Maniche, 8481
5º Nuno Valente, 8005
6º Derlei, 7482
7º Ricardo Carvalho, 7472
8º Costinha, 7308
9º Jorge Costa, 6337
10º Pedro Emanuel, 5542
Mais utlizados por Mourinho em Inglaterra
Petr Cech, John Terry, Frank Lampard, Makelele, Paulo Ferreira e Gallas foram os jogadores mais utilizados até ao momento por José Mourinho no Chelsea. Seis jogadores que constituem a base da equipa que o treinador conduziu há um ano à conquista do título inglês, aos quais se juntam ainda Damien Duff, Ricardo Carvalho, Drogba e Gudjohnson. A este grupo falta ainda acrescentar o holandês Arjen Robben que só não entra no top-ten devido às muitas lesões que sofreu na época passada.
Entre os jogadores mais utilizados saiu apenas Tiago, rumo ao Lyon, mas também deixaram de fazer parte dos planos de Mourinho jogadores como Smertin, Kezman, Jarosik ou os jovens portugueses Filipe Oliveira e Nuno Morais, emprestados ao Marítimo.
Com o onze-base intacto, Mourinho reforçou apenas a equipa com quatro contratações, escolhidas a dedo - Mickael Essien (ex-Lyon), Del Horno (ex-At. Bilbao), Shaun Wright-Phillips (ex-Manchester City) e Lassana Diarra (ex-Le Havre) - e o regresso do argentino Hernan Crespo.
Os mais utilizados por Mourinho no Chelsea:
1º Frank Lampard: 5.521 minutos
2º Claude Makelele: 5.203
3º John Terry: 5.130
4º Petr Cech: 4.950 minutos
5º William Gallas: 4.590
6º Paulo Ferreira: 4.320
7º Damien Duff: 4.297
8º Eidur Gudjohnson: 3.954
9º Ricardo Carvalho: 3.645
10º Didier Drogba: 3.207
11º Joe Cole: 2.927
12º Tiago: 2.408
Se no Porto, tá tudo confirmado, no Chelsea os minutos já são mais. Mas, não creio que a lista sofra grandes alterações.
E pronto, acaba aqui esta panóplia de crónicas, peripécias, factos e números acerca do melhor treinador do mundo. Tenho orgulho em ter nascido no mesmo País que ele. Tal como quando Figo foi eleito o melhor do mundo em 2001, penso que este ser humano impecável na sua arte, deve ser eleito pelos portugueses como grande motivo de orgulho patriótico. E mais, pelo terceiro ano consecutivo foi vencedor do prémio de "treinador do ano" atribuído pela UEFA.
Um abraço a Mourinho, talvez um dia ele leia isto tudo...
Força amigos! Voltarei, sempre que desejar, a este assunto, pois considero-o mítico!
André Trindade

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home