domingo, fevereiro 19, 2006

O lado negro do viveiro

Em 1900, nasce um clube que iria revolucionar o futebol do futuro. Com um estádio moderno, e dos mais belos do mundo, na cidade de amsterdão foi criado o Ajax há 106 anos atrás. Com um rol de títulos(27 campeonatos da holanda, 4 ligas dos campeões, 1 taça das taças, 1 taça uefa, 3 supertaças europeias, e 2 taças intercontinentais), este clube já ganhou um espaço no panorama do futebol europeu. Com a mais conceituda formação do mundo, forma jovens tanto futubolisticamente, como civicamente. Com tecnicos bastante conceituados, e uma rede de olheiros espelhados pelo mundo que têm um dom especial, lança desde muito jovens cracks ás feras . Com os melhores nomes do futebol mundial ligados as suas canteras como, Van Basten, Bergkanp, Rijkard, Davids, Overmars, Kluivert, Van der Saar, Van der Meyde, Ibrahimovic, pieenar, De Jong, Van der Vaart. Com este rol de nomes de respeito, tem certamente uma academia com muita qualidade.
Mas depois vem o lado negro, o Ajax consegue formar jovens, dando lhes estudos, emprego para os pais, formam-nos e fazem deles homens....com uma tenra idade, tem mais experiencia, que muitos outros. Mas falta lhe ainda muito para conseguir reter os seus cracks, de modo a afirmar-se de novo como uma das maiores potencias europeias, para isso contribui certamente a fraca qualidade do campeonato holandês, sendo que os jogadores da casa procuram outros desafio que nao encontram dentro de portas. Esse jogadores saem por quantias "errisórias", estando a torna-se paulatinamente num semelhante aos clubes brasileiros, que formam fornadas de diamantes, mas escuam-nos rapidamente para ter o devido retorno financeiro. O dinehro que o Ajax ganha provavelmente nem serve para pagar os encargos que este clube investui na juventude dos jovens jogadores.
Mas realmente tem uma fábrica incessante que não se cansa de dar ao futebol, artistas, e ja estão outros na calha para emigrarem como são os casos de Heitinga, Maduro, Sneijder, Mitea e Babel.

olharemos entao para este caso de successo, e como conseguirá gerir tão dom que possui.

Igor Santos