segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Quartos-de-Final da Taça: Perspectivas e Perplexidades

O sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol ditou os seguintes encontros:

Vitória de Setúbal-Boavista

Marítimo-FC Porto

Académica-Sporting

Benfica-Vitória de Guimarães

Os quartos-de-final da Taça de Portugal vão realizar-se a 15 de Março próximo.

Aí está a Taça de Portugal! Com os resistentes a pertencerem todos à Liga «Betandwind» prevêm-se jogos árduos e exigêntes. Apesar da queda de prestígio desta competição de à uns anos para esta data, ela continua a ser para os clubes considerados "pequenos" um ex-libris. Estes clubes mostram jogadores e técnicos, causam surpresas agradáveis, enchem os seus pequenos redutos, enfim, sempre que há Taça, a moral é acrescida. Pena que para os grandes clubes seja indiferente ganhá-la ou não. Não os podemos culpar a 100%. Se à uns anos se salvava uma época com a conquista da Taça de Portugal, hoje em dia conquistá-lá é algo banal para um clube grande. Se bem que, para uma melhor representação portuguesa na Europa (pois ela dá acesso directo à Taça Uefa), é bom que um clube grande a conquiste, por outro lado, fica sempre aquela nostalgia de ver clubes pequenos a erguê-la no "velhinho" Jamor.

A grande instituição culpada por tudo isto é a Federação Portuguesa de Futebol que, de ano para ano, vai descredibilizando esta competição, fazendo-a decorrer em horários de expediente pouco apelativos para se ir à bola. Ainda me lembro dos belos "domingos" de taça. Hoje isso é uma simples miragem. Não tenho medo nenhum de admitir, pois há quem concorde comigo, que a FPF é uma instituição vergonhosa. Nem vou puxar o assunto do seleccionador...

Polémicas à parte, estamos a caminhar para os quartos-de-final desta velhinha competição portuguesa. Com todas as equipas do escalão maior podemos concluir que a representação europeia está bem entregue.(ou não) Digo eu, caso a minha Académica e o Vitória de Setúbal (detentor do troféu) não desçam de divisão...

No fundo, quase todas as equipas são consideradas "históricas". É um facto curioso. Os 3 grandes, a Académica, os "Vitórias", o Boavista e o Marítimo. Todos já foram finalistas (penso que só o Guimarães não chegou ao Jamor). Nem todos venceram o troféu. A Académica venceu em 1943 a primeira Taça de Portugal ante o Benfica (4-3). Vencerá este ano? Eu bem queria ir ao Jamor ver a minha Briosa. Para já tem que eliminar o Sporting. Não será fácil, mas não é impossível!

Bem, vou terminar dizendo que temos Taça, ou seja, temos equipas experiêntes, Estádios de qualidade, jogadores fantásticos, técnicos rodados e, sem dúvida, muitos adeptos para o festa do futebol. Aguardemos por dia 15 de Março.

Um abraço,

André Trindade