segunda-feira, janeiro 09, 2006

E esta Liga? Como está? III

Continuando na sina que eu própio criei na tarde deste dia, vou prosseguir a minha análise. Tinhamos ficado pelo 11º lugar.

Rio Ave: 12º Lugar com 20 pontos. Falta terminar o jogo com o Leiria (ao intervalo perde por 2-0, Leiria muito à frente, ficará mesmo em sétimo se vencer). Este Rio Ave perdeu o principal trunfo: Carlos Brito. O técnico rumou ao Bessa e contrataram António Sousa, experiente e astuto na liderança de equipas. E, para quem parecia petrificadamente fidelizado com o Beira-Mar, o ex-aveirense Sousa, até não se está a dar muito mal. É claro que, se atendermos às duas últimas épocas vilacondenses, vamos achar que este lugar é lisonjeiro. A equipa é muito irregular e ganha pouco, apenas 5 vitórias (só 4 equipas têm pior peculio). Com a provável derrota com o Leiria a equipa está apenas 1 ponto acima da linha de água. O futebol da equipa não é, nem parecido, com o da época passada. Apesar de perder Miguelito e Paulo César a equipa recebeu Milhazes, Agostinho, Keita, Chidi e Cleiton e parecia, conseguir compensar essas duas perdas. Veremos se a equipa de Vila do Conde sobe na tabela ou volta a passar por agonias antigas na luta pela manutenção. Rebuçado: empatar na Luz a 2.

Figura: Zé Gomes/Gaúcho
Revelações: Marquinhos, Cleiton e Chidi

Gil Vicente: 13º posto com 20 pontos. A base que no ano anterior conseguiu a manuntenção permaneceu em Barcelos. Ulisses Morais até recebeu algumas prendas: Gouveia, Rodolfo Lima, 3 ex-Estoril e 2 brasileiros. As saídas não foram muito significativas. Logo, a base ficou. A equipa começou muito bem. À segunda jornada causaram sensação ao vencerem em plena Luz por 2-0. Mas, a equipa veio perdendo fulgor. Amealhava ponto aqui, ponto ali em casa e fora de casa fez uma carreira péssima. Apenas marcou 4 golos, no jogo da Luz, e na útlima jornada da primeira volta no Restelo (2-0, com um golão de Bruno Tiago). Serviram para duas vitórias é certo. A equipa ganhou confiança e parece mais solta. Os profissionais têm coração e parece haver união para a brava batalha pela manuntenção. Conseguirão alcançá-la?

Figura: Carlitos
Revelações: Edson, Williams, Robélio

Belenenses: 14º posto com 20 pontos. Terceira equipa com 20 pontos. Mostra equilíbrio nesta parte da tabela. Mas, após um começo de grande nível, Carvalhal claudicou e foi despedido ao fim de 8 jornadas (foi estranho este despedimento). Veio Couceiro, que nem de perto nem de longe, melhorou a equipa. É certo que voltou a vencer. Mas a equipa não mostra regularidade e é muito intranquila. Parece que algum mito está por quebrar. O Belenenses tem jogadores de qualidade acima da méida para estarem nesta posição. A última derrota em casa com o Gil Vicente mostrou uma equipa muito fraca. Terá Couceiro força para levar este Belenenses por outro caminho? Já à dois anos, Belenenses e Guimarães passaram a época a fazer contas para ficarem na primeira liga. Os "velhos do Restelo" não querem que isso volte a suceder!

Figura: Meyong
Revelações: Rubém Amorim

Académica: 15ª posição, 19 pontos. Nesta liga, esta posição, dá direito a descida. A BRIOSA não pode caír nesse fosso! Após se aguentar 3 épocas, sempre à última, na primeira liga, esta época era a da estabilidade, prosseguindo assim, a melhor segunda volta dos últimos anos. Mas, esta equipa, parece insisitir em frustar os seus ferrenhos adeptos. Tanto dá a cara á luta num jogo, como no outro parece não estar em campo. Lembro-me daquele jogo com o Setúbal, em Coimbra, que vergonha! Não jogaram nada. Quando jogam alguma coisa, como no Bessa, o árbitro não deixa fazer mais. Em suma, uma equipa que, sempre se manteve, a meio da tabela mas, após o empate com o Rio Ave, a equipa parece em fase descendente (DDE). E vem aí o Benfica. Nelo Vingada é a garantia de uma boa prestação, mas as coisas não tão fáceis. Marcel está em "águas de bacalhau". O goleador que tantos pontos valeu à BRIOSA esté de costas voltadas com a equipa pois não conseguiu um melhor contrato, até então. Perante isto, veremos o que faz a nossa BRIOSA. Força Rapazes, força Nelo Vingada.

Figura: Marcel
Revelações: Filipe Teixeira, Danilo, Nuno Piloto (o tal que é licenciado em Bioquímica)

Naval: 16ª posição com 14 pontos. Condenada pelos analistas como a primeira a confirmar a descida, a equipa figueirense tenta bater-se com os meios que possui, por uma situação melhor. Ao início, a combinação: treinador com mais jogos na 1a divisão com a equipa menos experiente parecia dar resultado. Entraram na Liga com uma vitória de antologia em Guimarães, onde acabaram reduzidos a nove. Mas, se a equipa foi regular até à 9ª jornada, empatando inclusivé com o Benfica, a partir daí parece ter caído num fundo sem retorno. Da 10ª à 16ª jornada averbou só derrotas. À 15ª saiu Cajuda, entrou Álvaro Magalhães. O ex-adjunto de Trapp perdeu os dois primeiros jogos (Sporting e Leiria) mas venceu o útimo da primeira volta (Penafiel) com números claros, 4-1. Veremos se Álvaro fará renascer esta equipa. A perda de Fogaça, por lesão, à 10ª jornada parece ter sido muito dificil de superar.

Figura: Bruno Fogaça
Revelações: Casarine, João Paulo, Fernando, China, Carlitos, Saulo

Vitória Guimarães: 17º posto com 14 pontos. O que se passa com este Vitória? Consegue o céu em certas épocas e sobrevive no inferno muitas outras, o que realmente se passa? Chegaram à Europa, despediram-se de meia equipa, veio outra meia equipa completamente nova. Está aqui o mal? Ou estará em ter apostado em Jaime Pacheco? O que será? A equipa do vitória foi realmente superior em muitos jogos e não conseguiu ganhar. Na Uefa espetou 3 aos polácos e seguiu para os grupos. Fez bons jogos mas não passou. Na liga foi uma nulidade. Apenas 14 pontos, 4 vitórias, 2 empates e 11 derrotas. Casa- 2/1/5. Fora- 2/1/6. Sairá o Vitória desta crise agora com Vitor Pontes? A equipa até joga bem, mas lá está, não ganha! Lembra o Vitória de Inácio, na época em que ficou no 14º posto.

Figura: Saganowski
Revelações: Benachour, Nilson, Svärd e Geromel

Penafiel: 18º posto com apenas 7 pontos. Luis Castro amante do futebol não se consegue rever nestes jogadores~. Não vou fazer muitos comentários. Vejam "Penafiel de hoje: que diferenças". Dizer que venceu por uma única vez frente a Académica e empatou 4 vezes, o resto é uma duzia de derrotas. Muito mau. Mas, claro, já se viu de tudo no futebol: poderá esperar-se uma revolta?

Figura: Bruno Amaro
Revelações: Jorginho, Cristóvão, Pedro Araújo

Aqui fica o final de 3 posts sobre a Liga Portuguesa e seu resumo de primeira volta. Esperemos que agora este cromo escreva sobre Mourinho! lol

Um Abraço,

André Trindade