segunda-feira, janeiro 09, 2006

E esta Liga? Como está?

Cumprimentos a todos!

Prometi que iria escrever sobre José Mourinho mas, para não deixar passar este tema, quero dissertar um pouco sobre a primeira volta deste campeonato que, terminará hoje à noite em Vila do Conde, com o jogo Rio Ave-U. Leiria. Mas, mesmo antes deste jogo, quero lançar a minha opinião sobre esta liga.

Antes de mais, quero esclarecer o leitor que não tenho a informação estatística que tinha noutros anos. De facto, noutras ligas tinha mais dados analíticos para melhor consubstanciar a minha opinião. Então, pegando no que sei, que não é muito, como já referi, vou, por equipas, comentar a primeira volta da Liga.

F.C. Porto: É primeiro com 40 pontos. Apesar dos 4 empates e da derrota com o Benfica, a equipa de Co Adrianse mantem-se firme na liderança, com seis pontos de vantagem para o segundo classificado. O ponto fraco da época portista foi o afastamento da Liga dos Campeões e, a não ida, pelo menos, à Uefa. Após alguns momentos de experiencias por parte do holandês, a equipa parece cada vez mais segura. (fora de casa leva 5 vitórias consecutivas)

Figura: Ricardo Quaresma
Revelações: Lucho González, Paulo Assunção e Lisandro Lopéz

Benfica: Segundo Classificado com 34 pontos. Conquistou a posição esta semana ao vencer o Paços de Ferreira, aproveitando o deslize do Nacional em casa frente ao Setúbal (2-2). A equipa de Koeman, com um início desastroso, mostrou o porquê de se ter paciência com os técnicos. Um início muito fraco, uma ligeira recuperação com vitória no Dragão a ser o maior marco e a relativamente boa carreira na LC, a mostrar maior rendimento das peças do xadrez benfiquista, um período "Sem Simão" que, ao início foi mau, empates com Naval e Rio Ave e Belenenses, derrota em Braga e, pelo meio derrota em casa com Vilarreal para a LC, e posterioremente, a pujança benfiquista foi notável. Após a vitória na Madeira com o Marítimo que os encarnados levam 6 vitórias seguidas, contando com a notável noite frente ao United que transpôs a equipa para os oitavos da Champions. O Benfica segue forte, poucos golos sofre, só me lembro do golo de Scholes na Luz e, apesar de marcar pouco, vai ganhando e construindo, com consistencia e coesão, um equipa dominadora. Esperemos para ver..

Figura: Nuno Gomes (melho marcador da Liga)
Revelações: Anderson e Nélson

Nacional: 3º lugar com 34 pontos (apesar de estar igualado com o Benfica perdeu no confronto directo). Esta equipa tem sido a melhor surpresa do campeonato. Não me vou estender em comentários (pois que quiser consulte neste blog: "Então e ninguém fala do Nacional"?). Só referir a capacidade defensiva nacionalista. Segunda melhor defesa da liga (9 golos) mas, fora de casa, só encaixou 2. Curiosamente valeram as únicas derrotas fora estes dois golos. Belém e Luz. De resto, Formidável o trabalho do Nacional liderado por Manuel Machado.

Figura: Bruno e Miguelito
Revelações: André Pinto, Diego Benaglio, Viveiros e Alonso

Sporting de Braga: 4º Lugar com 32 pontos. Apesar de uma fase irregular no jogo posterior ao com o Benfica que culminou, nesta jornada, com a vitória 3-2 ao Sporting, o Braga tem feito uma carreira notável. Melhor que o ano passado por esta altura. Está a tornar-se um caso sério. Tem muito talento, mas também, muita experiência. A defesa é um ponto forte (4º melhor da liga). No ataque a equipa é mortifera apesar de marcar pouco. (19 golos). Pouco há que revelar, já se conhecem todos os craques do braga. (ou quase todos)

Figura: Vandinho
Revelações: Davide e Maxi Bevacqua

Sporting: 5º Lugar com 30 pontos. Mudou de treinador, trocou Peseiro por Paulo Bento. Este último parece estar a fazer uma autêntica limpeza no balneário. O Sporting, esta época, ainda não mostrou nem metade do bom futebol da época passada, e apesar de alguns lampejos de qualidade, a equipa perde muitos pontos e sofre golos a mais (19 golos sofridos, é muito). De resto, mostra-se instável no balneário e já perdeu, duas vezes em casa, sendo que fora averbou 3 derrotas.

Figura: Liedson/João Moutinho
Revelação: Nani

Setúbal: 6º Lugar com 30 pontos. Um caso prodigioso. A equipa está embebida em salários em atraso, pré-falência do clube mas, ao domingo, a crise não se nota. A equipa sadina, com Norton de Matos, em 15 jogos na liderança técnica, mostrou um jogo defensivo difícilimo de ultrapassar. É, hoje, com Hélio como treinador e sem Moretto, guarda-redes que mudou para a Luz, a melhor defesa da liga com 7 golos sofridos. Notável. Sofreu nos últimos 2 jogos 3 golos. A crise financeira já fez algumas mazelas na equipa. Sairam, Fonte, Moretto, Dembelé mas a equipa parece muito forte.

Figura: Moretto e Ricardo Chaves
Revelações: Janício, José Fonte, Dembelé, Tchomogo, Fábio, Adalto e Sougou

Este comentário fica pelo 6º lugar. Depois continuarei para não se tornar tão extenso.

Um abraço

André Trindade