segunda-feira, janeiro 09, 2006

E esta Liga? Como está? II

Coninuando a análise às equipas, e visto que tinhamos ficado na 6ª posição, continuaremos por aí abaixo.

Boavista: 7º posto com 23 pontos. Note-se, em primeiro lugar, o primeiro buraco do campeonato, isto é, a diferença de pontos para o classificado acima. O Boavista surge em sétimo lugar mas, está mais próximo dos lugares de descida do que dos lugares europeus. Vejamos: para chegar ao sexto lugar onde está o Setúbal faltam 7 pontos mas, só tem mais 3 pontos que a primeira equipa em zona de descida, a Académica que tem 20. Curioso. A equipa de Carlos Brito é das duas únicas (juntamente com o Penafiel) que não venceu fora de casa. O ex-técnico do Rio Ave parece ter levado para o Bessa, o peculio dos empates. É a equipa com mais empates na prova: 8 jogos a empatar. É verdade que apenas perdeu 4 jogos. Não vence desde a 13ª Jornada, altura em que bateu por 2-1 o Penafiel. A equipa parece algo presa. Parece não se conseguir desabituar do prefil que Pacheco implementou desde 98 a 04. Continua muito faltosa e, esta época, parece não ser tão eficáz e veloz. Carlos Brito prometeu mexer o estilo de jogo mas até agora, nada parece ter mudado, só mesmo as peças do xadrez. Que Boavista teremos na segunda volta? Encostado à Europa ou a lutar para não descer? (Referir o facto de Tiago nunca ter ido para a rua e do Boavista continuar sistemáticamente a ser beneficiado em jogos, principalmente no Bessa. Lembram-se do Paços de Ferreira, do Gil Vicente, da Académica a jogar no Bessa? Não fechemos os olhos a esta realidade)

Figura: Lucas
Revelações: William Souza e Paulo Jorge

Marítimo: 8ª Posição com 22 pontos. Um pouco abaixo do que se esperava. Com apenas 5 portugueses no plantel, esta armada brasileira está abaixo da expectativas. E porquê? Como justificar o quarto maior orçamento da Liga em 8º Lugar? Algo se passa. Começou muito mal o campeonato. Mas, a saída do inexperiente Juca e a chegada de um técnico Brasileiro, para comandar um plantel "brasileiro" fez muito bem à equipa. O Marítimo mostrou na 1a parte frente ao F.C.Porto o que poderia ser. Efectivamente, foi sendo mais forte mas foi deixando aqui e ali algumas falhas. A equipa está mais tranquila e espera-se muito dela na segunda volta. Conseguirá Paulo Bonamigo levá-la à UEFA e justificar o investimento realizado? Veremos.. Por agora, espera-se regularidade.

Figura: Manduca (que saiu para o Benfica) e Wênio
Revelações: Mancuso, Marcinho, Kanu, Valnei, Evaldo, Sergipano e Fahel

Estrela da Amadora: 9º lugar com 22 pontos. Equipa em ascenção. E porquê? Começou com alguma pujança para quem veio da segunda liga e, ainda a curar o trauma da "Julio César dependencia" na última época no escalão maior, o Estrela não este nada mal. Só que a inexperiencia dos seus jogadores, a demasiada juventude criaram uma série de maus resultados (à 6ª jornada ganhou 2-0 em Belém e só voltou a ganhar à 13ª jornada frente ao Gil Vicente na Reboleira). Depois conseguiu 2 vitórias fora (Alvalade e Penafiel) e perdeu com o Leiria, ganhando ao Guimarães. A equipa está em ascenção. O estreante Toni parece saber como comandar esta equipa muito jovem. A equipa que acabou o jogo em Alvalade tinha uma média de 20/21 anos. Apesar de ter o ponta de lança mais azarado da liga, Anselmo, os estrela tem em Semedo, Paulo Machado, Bruno Vale, e principalmente, Manu, os grandes craques (pena só um não ser emprestado por outros clubes). Veremos se o Estrela se aguenta conseguindo a manuntenção que escapa à alguns anos.

Figura: Manu
Revelações: Bruno Vale, Coutinho, Paulo Machado, Anselmo e Emerson

União de Leiria: 10º Posto com 21 pontos (tem menos um jogo na altura desta análise, se o vencer passa para 7º lugar). Veremos. No início havia condições para se fazer melhor que na época passada. Só se deu pelo Leiria naquele empate na Luz e pouco mais. Esta época começou pessimamente. José Gomes, após adquirir experiencia no escalão secundário, não conseguiu vingar nesta sua segunda chance na primeira liga. Terá mais oportunidades? De facto, à 6a jornada tinha apenas 2 pontos. Muito pouco para o investimento realizado. Bartolomeu não gostou e mandou vir Jorge Jesus. Este velho conhecido do nosso futebol, ultimamente contratado para salvar equipas, não defraudou as expectativas e recuperou a equipa do Liz. E com um rebuçado: a equipa começa a ser regular e joga bom futebol. Jesus fez 3 jogos, teve 3 vitórias e o total de golos foi espantoso (9-1). No jogo seguinte foi alvo do maior erro de arbitragem desta liga, em Alvalade. De resto, apesar de uns pontos perdidos aqui e ali, e equipa tem muito perfil ofensivo e Jesus tem justificado a contratação de alguns craques de qualidade duvidosa, fazendo-os render com qualidade e eficácia. Veremos se vence o Rio Ave e acaba em sétimo a primeira volta. Teremos o Leiria de volta aos lugares cimeiros? Um caso para confirmar ou desmentir. (era bom explicar o porquê de Maciel não ter jogado frente ao Porto, quando até aí era o único totalista da equipa)

Figura: Maciel e Fábio Felício
Revelações: Harison, Touré e Miramontes

Paços de Ferreira: 11º Lugar com 21 pontos. Tem apenas mais dois pontos que a primeira equipa em zona de despromoção. De facto, o campeonato está interessante neste aspecto. Do 7º ao 15º só 4 pontos separam as equipas. E este Paços? Sempre com José Mota no leme, o que é realmente interessante é o facto, deste treinador conseguir transformar jogadores de escalões inferiores em verdadeiros homens de equipa. Jogam bem, trocam bem a bola, pena por vezes, não haver o tal amadurecimento que consiga fazer a diferença. De resto, é das equipas que mais lutam em campo. Apesar de estar só 2 pontos acima da linha de água, este Paços (com o regresso de Junior Bahia) parece estar a lançar-se para o meio da tabela, com o seu futebol de classe, e o seu principio de jogo pelo jogo. Só José Mota é o garante de muitos objectivos, por isso, aproveitem-no. Parece ser o treinador talismã. O carácter Vitória/Derrota da equipa é que pode ser alvo de preocupação. Tem apenas 3 empates e ganha jogo sim jogo não, em termos de média. Só lhe falta regularidade. Os pontos altos foram os 3-0 ao Sporting e a vitória por 2-0 em Guimarães.

Figura: Paulo Sousa/ Junior
Revelações: Didi, Edson, Peçanha e Roni

Para já ficamos pelo 11º Lugar, no próximo post finalizarei a minha extensa análise.

Até breve,

André Trindade