quinta-feira, dezembro 29, 2005

A mudança dos ventos vindos de África

Quem se habituou a ver os Leões indomaveis(camarões), Nigéria,África do sul nos mundiais... desabitue-se, ja que estas potencias africanas não vão marcar presença em 2006 no país das salcichas, vulgo alemanha.

Começando a falar da costa do marfim. Esta selecção comandado por Henri Michel, ja exprimentado em outros mundiais, Tem uma oportunidade de ouro, a equipa de drogba, a estrela mais cintilante deste conjunto, de fazer historia internacionalmente. Com jogadores de tarimba europeia, especialmente do campeonato Frnacês, tem um grupo de grande qualidade. Na baliza está o experinteTizie, jogador do esperace de tunis, da tunisia, Na defesa, surgem jogadores jovens mas ja com grande experinecia, do lado direito Boka, 21 anos, Stasburgo, na esquerda Akalé, 24 anos, auxerre, no eixo, as torres Touré, 21 anos, Arsena, e Maitê, 24 anos, marselha. No meio campo uma armada Francesa que vai dar que falar comTchiressoa, 24 anos, Nancy, Zokora,24 naos, St. Ettiene e Die, 27 anos Nice. No ateque as estrelas do conjunto, rapidissimo Bounaventure Kalou, 27 anos, Auxerre, o tecnicista por exelencia, e nao menos perigoso Aruna Dindane, 24 anos, Lens, e o exilibris da selecção o goleador Didier Drogba. E é com esta esquadra que os marfinenses vão atacar o mundial.
A estrela é Drogba, O ponta de lança do chelsea, é o artilheiro da equipa, tem uma velocidade alucinante, um tecnica apuradissima, capaz de virar um jogo, não foi a toa que o chelsea pagou 39 milhões de € na sua aquisição.

O Togo um país perdido na Africa profunda, tem vivido sempre na sombra das grandes potencias africanas, e no CAN nunca passou da primeira fase. Estes rapazes conseguiram contra todas as previsões, uma qualificação para o mundial. Comandados pelo Lendário Stephan Keshi, tem um conjunto de jogadores que actuam na europa mas em divisoes inferiores, Na baliza Agassa, Metz, Na defesa à direita Atte-Oudeyi, Lokeren, e na esquerda, Mathias, Etoile Filant Lomé, No centro Nibombé, RAEC Mous, da bélgica, e Abalo, do Amiens. No meio campo, pontificam, direita, Senaya Yao, concordia balê, suiça, a esquerda, Akoto, RW Erfurt, alemanha, no meio, Salifou, Oberhousen, alemanha, e Touré Mamam, New York, EUA. No ataque para além do gigante e abono de familia do togo Adebayor, Mónaco, Kader, Sachaux.
A estrela é Adebayor, esta torre tôgolesa tem nas suas mãos a missao de marcar golos que se tranformem em vitorias para a sua formação. Poucos condimentos tecnicos, mas muita boa vontade e um jogo de cabeça de fazer tremer qualquer defesa central.

O Gana, possivelmente a selecção mais dotada tecnicamente, sempre foi uma nação de artistas, mas que nunca conseguiram objectivar esse jogo mágico. Na frente de combate está o tecnico jugoslavo Ratomir Djukovic, um verdadeiro trota-mundos, que ja comandou também a selecção do Rwanda.
Jogando num elástico 4-1-3-2Na Baliza Rowua, a defesa direito está Laryea, na esquerda Edusei, no centro Pantsil e Mensah. No centro do terro a "trinco" esta o experiente Issa, auxiliado na direita pelo rapidissimo e com rasgos geniais Asamoah, e na esquerda Muntari, e a frente o todo-o-terreno Essien. No ataque o jogador do fenerbache Apiah e o goleador Amoah.
A estrela é Essien, o medio-centro, tem um pulmão, inesgotavel, é omnipresente, é fino no corte e tem uma agresividade, doseada, tem os indices de comptitividade em alta e poderá fazer um mundial de encher o olho.

E finalmente a mais portuguesa selecção africana, os palancas de Angola. Comandados pelo Mago Angolano Oliveira Gonçalves, tem uma selecção não muito espectacular, mas cheia de vontade e de coração, com um espirito de entrega fora do comum e um povo que ama o futebol. este grupo poderá dar cartas.
Num 4-4-2, com perponderancia na velocidade dos extremos, e na capacidade de passe do seu playmaker (Figueiredo), angola apresenta na baliza o experiente, Joao Ricardo,Moreirense; lateral direito,Loco, Benfica de Luanda, na esquerda Asha, Aviação, no eixo o gigante Kali, st. clara, e Jamba, aviação. No meio campo central o recuperador envertebrado, andré, Gaziantespor, e o playmaer de grande categoria, Figueiredo, lusitânia. Nas alas o velocista e tecnicista Mendonça, Varzim, e o crack do egipto Gilberto, Al Ahly. No ataque o imprevisivel Mantorras, Benfica, e o goleador Akwa.
A estrela é Gilberto, com um velocidade de ponta estrondosa, dribre colando ao pe esquerdo com grande precisão, tem no flanco esquerdo o seu laboratorio, onde fabricas as jogadas para golo.

Igor Santos

1 Comments:

At sexta-feira, janeiro 06, 2006 5:46:00 p.m., Anonymous Anónimo said...

salvo erro julgo que o gr joao ricardo se encontra desempregado...

 

Enviar um comentário

<< Home