quarta-feira, janeiro 11, 2006

Clube Desportivo das Aves - Poderá haver regresso?

Antes de mais, quero felicitar todas as equipas que conseguiram lugar na próxima fase da Taça de Portugal. Há várias surpresas. Uma delas é a presença do Vila Meã, da III Divisão que, esta tarde, eliminou o Sporting da Covilhã (II de Honra). Mas, na minha opinião, a maior surpresa é o tomba gigantes é, sem dúvida, o Desportivo das Aves. Após ter eliminado o Belenenses, no jogo que ditou a saída de Carlos Carvalhal, a equipa do Prof. Neca, elimina um dos melhores clubes portugueses, o Sporting de Braga. Foi preciso ir a penaltys mas, o que é facto, é que se confirmou a presença avense na próxima etapa da Taça.

Ao fim dos 90 minutos, o jogo estava empatado a zero. Com o final do prolongamento ficou empatado a uma bola, isto é, primeiro marcou o Aves e, já ao fim, marcou o Braga. Mas, nas grandes penalidades, Sidney e Nunes falharam, o Aves marcou sempre e venceu por 5-3. O prof. Neca diz que: "esta equipa terá muitos mais jogos grandes como estes." Não admira. O Belenenses já tinha perdido no Estádo do Clube Desportivo das Aves. Hoje, alguns milhares viram a queda de mais um gigante da primeira liga no reduto avense.

Mas, este furor na Taça, todos sabemos que é fruto de alguma sorte (penaltys é sempre assim) e que, já na próxima ronda, pode terminar, quer com uma equipa pequena e surpreendente, quer com um grande sem mácula. Veremos. Se for em casa, o Aves tentará "matar" mais um.

Portanto, se a Taça for á vida a equipa têm, na II de Honra, uma boa dose de Esperança. Está no 5º lugar com 30 pontos (se fosse só a manutenção faltavam poucos pontos, com a primeira volta acabada). Tem mais 2 pontos que o 6º e está a 4 do 1º. Esta equipa a 4 pontos do líder e com uma volta para jogar, poderá regressar ao escalão maior?

A resposta imediata é a seguinte: só sobem 2 esta época. O Desportivo das Aves, subiu há umas épocas à primeira liga e não teve sucesso. Mas, na segunda liga, tem sido uma equipa sempre de top 10 (nos últimos 10 anos na segunda liga, só por uma vez ficou abaixo deste top). Esta época leva 9 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Marcou 24 golos, sofreu 17 golos. Não perdem à cinco jogos e já levam 3 vitórias seguidas. Agora, vem aí o Leixões, equipa com mais 2 pontos que o Aves. O Desportivo joga em casa. Esperemos para ver.

Quanto à matéria-prima avense, conheço alguns jogadores mas, sinceramente, não sei como Neca os usa. O guarda-redes Mota tem muitos anos de II liga, mostra segurança. De citar, Sérgio Carvalho, central combativo e eficáz, bom no jogo aéreo. Filipe Anunciação, quem não se lembra daquele regresso ao Boavista, quando foram às meias da taça Uefa? Parece ser pau para toda a obra. Sérgio Nunes, esteve quase como "delfim" no Benfica, mas os treinadores davam-lhe tudo menos a posição de Central. É muito forte na marcação. Vitor Manuel, um currículo de qualidade: Belenenses, Campomaiorense, Farense, Varzim e Aves. Mostra experiência, veterania e visão de jogo apurada. Rui Figueiredo, um jovem em amadurecimento. Lançado por Luis Campos na Luz, pelo Gil Vicente, este jovem parece estar cada vez melhor, e tem sido, um dos pontos fulcrais, levando o Aves para o ataque. Sinceramente conheço mais jogadores, mas só de nome, não conheço os seus reais atributos. Goleador? Não sei se algúm dos avançados o é, pois não tenho comprado jornais á segunda-feira. (só se ouve falar de Bock)

Veremos se este Aves se aguenta... Apesar de não ser adepto de equipas do norte, uma que elimina 2 "grandes" da super liga na Taça de Portugal e está a 4 pontos do líder da II de Honra à partida para a segunda volta, tem que ser tomada em conta.

um abraço,

André Trindade

2 Comments:

At quinta-feira, janeiro 12, 2006 12:14:00 p.m., Anonymous Anónimo said...

O Aves joga em casa mas o Leixões com os seus adeptos fará com que pareça que é o Leixões a jogar...
Aves 0- Leixões 3

 
At segunda-feira, janeiro 16, 2006 2:14:00 a.m., Blogger André Trindade said...

O Aves ganhou o jogo por 1-0! A defesa leixonense foi abaixo!

Um abraço senhor anônimo!

André

 

Enviar um comentário

<< Home