quinta-feira, dezembro 29, 2005

Cachimónia pela época 96-97: eis o Leça que tanto apreciamos! (a estória destes valentes)

Está a tornar-se um hábito neste blog fazerem-se textos alusivos a memórias do nosso futebol. Após o Chaves e o Campomaiorense surge agora o Leça. Este texto é uma reconciliação de jogadores da euipa leceira da época de 96-97. Os 2 criadores deste blog apreciam tanto aquela equipa que decidi escrever sobre ela. O Leça, como sabemos está, já há uns anos, afastado do convívio com os grandes. Milita na III divisão série B e ocupa a 12º posição na tabela, ou seja, está até numa posição tranquila. A grande curiosidade é ver que os 2 treinadores adjuntos faziam parte da equipa que aqui vamos esmiuçar, são eles: Constantino (o pequeno goleador) e Jovanovic (Guarda-Redes suplente de então). Mas, apontaremos agora atenções para a "fantástica" equipa do Leça nos anos 96-97. Só para nos situarmos, a equipa tinha terminado em 14º lugar a época anterior, e foi nesse lugar que terminou a de 96-97.

Quem era afinal a matéria-prima leceira nesta altura?

1 - Vladan: Guarda-Redes jugoslávo. Tinha quase 2 metros de altura mas pouca segurança dava à equipa por ser pouco elástico. Era o titular da baliza leceira.
2- Vitor Miguel: Lateral direito. Sei pouco sobre ele. Na altura era jovem e depos do Leça passou em Leiria mas sem grande fogosidade.
3- Alfaia - Defesa central timorense. Um senhor na defensiva leceira. Este homem da terra do sol nascente, por ser o único dessa nacionalidade a actuar em Portugal, marcou-nos imenso. A defender era inteligente apesar de ser um pouco lento. Grande capacidade de sacrifício.
4- Paulo Sérgio - Defesa central brasileiro. Estreou-se em Portugal no Leça. Não sei onde anda hoje mas foi durante alguns anos titular da defesa do Farense e Varzim. Alto e magro, nas bolas aéreas não perdoava, o pior era as bolas no solo, como tinha perna longa dava alguma cacetada.
5- Zé da Rocha - Médio de Cabo-Verde. Teve muito anos no Gil Vicente. Chegou a Leça e ergueu-se como lider do meio campo da equipa. Enorme sentido posicional, inteligencia com a bola nos pés, o único senão era a idade.
6 - Cao - Médio defensivo centro. Este trinco, campeão de juniores em 1990 mesmo não tendo idade de junior, juntou-se na luta pela manutenção de forma eficaz no meio campo leceiro. Coitado de Cao, para além do Leça, vestiu a camisa do Salgueiros, Campomaiorense e Felgueiras. Curiosamente, hoje, todos "falidos".
7- Constantino - Avançado. Apesar de ter nascido em Angola é Português. O nome de "brandy" valeu-lhe muitos golos na nossa liga. Era o abono de família do Leça. Marcava 10/12 golos em média por época, golos que davam pontos para a ajudar a equipa. Apesar de ser baixinho, tipo Rui Barros, era muito perespicaz e acima de tudo, matreiro.
8- Cristovão - Médio direito ou centro. Era o segundo mais velho do grupo. Tinha anos de casa que era uma maravilha o que grangerava o estatuto de capitão. É o tipico veterano dos anos 80, pouco cabelo, testa erguida, baixa estatura e boa visão de jogo.
9 - Sérgio Pedro - Play-Maker. Apesar de pouco ter jogado nesta época, pois o Leça preferia eficácia que beleza de jogo, este ex-comandado de Manuel de Oliveira no Desp. Beja, tinha bom toque de bola, boa precisão no passe mas era algo lento. Para quem devia segurar bem a bola perdia-a inúmeras vezes.
10 - Nando - Defesa/Médio esquerdo. O velhote do grupo. Este angolano com nacionalidade Portuguesa fazia o que se pedia pela esquerda: correr muito, centrar bem e se possível, rematar com eficácia. Era um dos timoneiros da equipa. Não era capitão pelos anos de casa, tinha menos 2 que Cristovão.
11 - Rebelo - Avançado Esquerda. Preferencialmente usava o esquerdo para rematar. É por si um médio ala. Enconstado à linha é onde gosta de jogar. Foi importante para o contra-ataque. Passou no Marítimo e Tirsense.
12 - Jovanovic - Guarda-Redes jugoslávo. Jogou 4 ou 5 jogos esta época. Parece ter um enorme amor à camisola pois nunca mais deixou o clube. É, como disse antes, o actual treinador de guarda-redes da equipa leceira.
13 - Valter - Defesa centro brasileiro. Pouco jogou nesta época. Não o conheço muito bem.
14 - Welson - Médio ofensivo brasileiro. Não tenho nada a dizer. (se calhar nem meteu os pés em campo)
15 - Noga - Defesa Central. Foi importante. Vindo de escalões secundários, revelou-se capaz de acompanhar Alfaia e Paulo Sérgio na defesa. Era o primeiro central a ser chamado caso os dois anteriores nao pudessem jogar.
16 - Baía - Defesa centro- Pouco jogou. Era suplente muitas vezes mas a época dele foi jogar nas peladinhas dos treinos da equipa.
17 - Tozé - Médio. Outro campeão de juniores, desta vez em Riade. Passou pelo Tirsense e depois do Leça teve em Maia e Alverca. Devido à idade de Zé da Rocha e Cristovão foi, a par de Cao, uma peça fundamental na equipa leceira. Excelente a destruir jogo, bom q.b a distribuí-lo.
18 - Flavio - Admito que não o conhecia, nem sei a sua posição.
19 - Serifo - Ala Direita/Esquerda Guineense. Este "preto" é um dos jogadores sempre referidos nas minhas dissertações com o Igor. Era rápido mas muito trapalhão com a bola. Era capaz do melhor e do pior, ou seja, jogadas excelentes e falhas incríveis. No fundo semeava algum pânico nas defesas contrárias quando estava em dia sim, em dia não, não valia a pena.
20 - Oliveira - Outro que desconheço. Já ouvi falar dele mas não sei a sua posição.
21 - Franco - Defesa Central/Esquerda. Todos os conhecemos. Formado em Alvalade, destacou-se mais recentemente ao rumar ao Oriente aquando jogava no Rio Ave. No Rio Ave era o central marcador de golos. Em Leça a concorrência de Nando ofuscou a sua missão. Pouco jogou, era ainda inexperiente.
22 - Armando - Lateral direito. Podia também, ocupar a posição de médio direito. Não era mau jogador. Era organizado e perdia poucas bolas, tinha a forte concorrência do experiente Mesquita mas mesmo assim, jogou regularmente.
23 - Pedro Maia - Avançado (Médio Ofensivo). Era junior ainda. Entrava por vezes, principalmente com Joaquim Teixeira e via-se que tinha talento e genica. Na época seguinte evidenciou-se fazendo um papel parecido ao que Viveiros faz no Nacional.
24 - Correia - Guarda-Redes. Era a 3ª opção. Não jogou um unico minuto se bem me lembro. Veio do Penafiel. O ser Guarda-Redes tem destas coisas, só pode mesmo ser uma coisa, não há adaptações possíveis a outros locais no campo.
25 - Claudinho - Outro que desconheço. Pelo nome deve ser brasileiro.
26 - Mesquita - Defesa direito. Experiente. Arrisca pouco. Pode também assumir a função de central. Neste Leça teve que regatear com Armando a sua posição. Dividiu durante toda a temporada o lugar com o número 22.
27 - Nuno - Médio Ofensivo - Sei que era médio atacante e pouco mais.
28 - Fran - Avançado Espanhol. Este Espanhol veio em Dezembro (quando ainda podiam vir em Dezembro) e foi importante no ataque leceiro. Era bastante rápido e tinha bom drible. Não tinha medo de rematar. Ajudou Constantino muitas vezes pois parecia mais certo que Serifo ou Rebelo


Pois é, aqui está esta análise ao Leça desta época. Rodolfo Reis e Joaquim Teixeira dividiram o comando técnico da equipa. Não vos digo ao detalhe pois não posso precisar. Sempre foi uma equipa de matriz defensiva e de procura pelo ponto. Apesar de ter perdido o grande patrão da defesa, ou seja, o defesa central Isaías que rumou ao Bessa, a equipa não se foi abaixo. Contratou Paulo Sérgio e, de certa forma, resolveu o problema dando a Alfaia a liderança defensiva. Onze base: Vladan, Armando (Mesquita), Alfaia, Paulo Sérgio, Nando, Cristóvão, Cao, Tozé, Zé da Rocha, Constantino e Serifo (Rebelo primeiro e depois Fran).

Aqui fica mais uma longa exposição. Divirtam-se! Começo a desejar um excelente ano para todos!

Um abraço!

André Trindade