sábado, abril 29, 2006

Penta Lyon

Há uma cidade a sul de Paris, até a bem pouco tempo perdida no meio de tantas outras, que de há cinco anos a esta parte tem feito os franceses rejubilar de alegria... Quando o "Mágico" Le Guen pegou na equipa...até então sem nenhum campeonato frances no seu peculeo, era uma equipa normnalissima no panorama francês...abafada por equipas como PSG, Mónaco, Auxerre, Nantes e Marselha.
Mas desse tempo para cá tudo mudou, esta foi a única equipa que conseguiu representar condignamente os gauleses na liga dos milhões. Vamos então conhecer melhor esta máquina de futebol espectaculo.
Fundado em 1950, este clube possui um estádio com capacidade para 42mil espectadores, nao muito moderno, mas que não afecta o apoio à equipa. O seu presidente dá pelo nome de Jean-Michel Aulas, que comanda com brilhantismo.Há cinco anos apostou num tecnico novo e sem muita experiencia, mas que não desiludiu, ganhou quatro campeonatos seguidos e foi embora, não se agarrando ao poder, e deixando obra feita. Quando todos os clubes ja pensavam que o reinado do lyon tinha chegado ao fim, e tinha acabado a formula Le Guen...para mal dos adversários tinha acabado de começar a formula Houllier. Que culminou com mais um capeonato.
Com uma equipa não milionária, mas com um desafogo financeiro, este lyon bate-se com qualquer adversário de igual para igual. Jogando num 4x3x3 explosivo, que faz das alas um viveiro de golos. Na baliza conta com Cupet, exelente gurda-Redes, viveu sempre na sombra de Barthez na selecção, mas este ano poderá ter a sua chance. Uma defesa robusta com dois centrais que se entendem as mil maravilhas, Caçapa, o capitão e Cris, um dos convocaveis para a selecção. No miolo do terreno, o destruidor Diarra, eximio a cortar bolas, e ao seu lado um "Box-to-Box" de classe, tiago, que é um medio centro com dotes de organizador, ja que trata a bola com uma delicadeza tremenda, e tem uma tecnica fenomemenal, e ainda defende com mestria...completissímo, como organizador mor existe a coqueluxe brasileira de frança, Juninho Pernambucano...é um atrista dentro de campo, poe a bola onde quer, descobre jogadas mágicas, resolve problemas com uma facilidade tremenda...mas é pena ja ter 30 anos, se não o lyon não o conseguia segurar. Na frente, um ala esquerdo supersónico, Malouda, com uma finta curta, e uma rapidez de execução tremenda...dificilimo de parar, e na direita o não menos Rápido Gouvou, tambem com uma velocidade de ponta ofegante. No centro há varias hipoteses, existe um pivou do ataque mais fixo, Carew, pode existir um ponta de lança, movel tecnicamente evoluido, e com um faro de golo impressionante, Fred, mas tambem pode haver um vagabundo entre os centrais, que mete a bola em corrida, ultarpassando tudo e todos, tal é a sua inteligencia e rapidez, Wiltord.

Na liga dos campeos esta equipa tem andado sempre nas ultimas fases, mas não consegue passar dos quatos-de-final, onde ja marca presença há tres anos seguidos. Será para o ano??

Igor Santos

1 Comments:

At sábado, dezembro 30, 2006 4:23:00 a.m., Anonymous Anónimo said...

lyon...essa bela equipa...é verdade que progrediu e hoje é uma equipa forte no panorama internacional mas até que ponto poderá ombrear com clubes como o Inter de Milão ou mesmo o valÊncia, isto para não falar de clubes supra-sumos...fica lançada a pertinência

 

Enviar um comentário

<< Home