Afinal, Portugal tem um campeonato competitivo...
É já há algum tempo para esta parte, que me deparo com uma realidade incontornável do nosso futebol, a competitividade do campeonato da II Liga.Num país onde o dinheiro escasseia, o que se reflecte no futebol como em outras tantas actividades económicas no país, esta II liga, brinda-nos a cada fim-de-semana, com uma emotividade tremenda. As razões que explicam este fenomeno são as mais variadas. A primeira delas é claramente a falta de um nucleo de 3 equipas grandes, como é o caso do campeonato maior de portugal, o que possiblita ao ultimo classificado ir jogar abertamente ao ataque a casa do 1º classificado sem a utilização dos já vulgares "autocarros" em frante a sua baliza. Outra das razões é, e mais ligada a esta época, o facto de ser um ano de mudança e descerem 6 equipas, o que torna cada jogo uma final, para qualquer dos participantes.
Por vezes não são jogos muito bem jogados, mas os jogadores têm uma paixão imensa por este desporto e jogam-no com um gozo enorme, também a paixão dos adeptos destas equipas, muitas delas escondidas no interior, que muito dificilmente chegaram a grandes palcos, estes apoiam as suas terras incondicionalmente. Outras tantas, com problemas económicos, mas que os seus profissionais tentam mascarar com uma grande entrega ao jogo.
Não é então de estranhar que muitos clubes venham, ano após ano, recrutar atletas nesta divisão, onde os jogadores adquirem uma expriencia enriquecedora para a sua actividade profissional, e muitos deles vingam no escalão maior do nosso futebol.
Mas esta competitividade tem o seu preço, como por exemplo equipas que na época transacta lutavam para não descer, podem esta época lutar pela subida, que para alguns clubes em vez de ser um feito que poderá ajudar a colectividade a crescer, accarreta um cem numero de problemas, onde se destacam os investimentos desmedidos nas equipas de futebol, pagando depois uma factura demasiado alta, levando-os a uma situação caótica.
Em cada fim-de-semana temos em acção este campeonato, que se puderem acompanhem...não se irão arrepender.
Igor Santos

2 Comments:
O dinheiro escasseia mesmo. Esta falta de condições económicas, o estádios vazios, as péssimas arbitragens, os jogos de favores parecem reduzir a II Liga a uma competição de trapos. Mas, lá no fundo, os jogadores são uns verdadeiros heróios. Do mais humilde que pode haver. Merecem um ponto bem positivo pelo trabalho incansável (quase sempre sem compensações) que realizam no decorrer da prova.
Nota negativa para a situação da Ovarense. A equipa vai ser forçada a desistir e, sendo assim, uma das seis equipas que descem tem o destino encontrado. Mas, continuo a bater na msm tecla, aguentar o que estes jogadores aguentaram não só mostra profissionalismo e humildade. Digno de registo.
Força
O dinheiro na minha opinião não escasseia...está é mal distribuido...e vai pouca gente aos estádios, neste caso da 2a liga...porque os verdadeiros adeptos destes clubes, na sua maioria são pessoas "humildes", que não têm 10, 12 euros para ir ver o seu clube todas as semanas(T~em prioridades na vida).Isto sim é digno de registo.
Enviar um comentário
<< Home