Paragem natalícia
Mais uma paragem natalicia, algo que me incomoda bastante ja que fico duas semanas sem poder usufruir do espectaculo que tanto admiro...., inda bem k nao acontece em todo o lado, ja que na patria do futebol existe o boxing day.o nosso campeonato esta a tomar as formas normais os tres grandes estao nos lugares cimeiros, apenas separados pelo nacional da madeira. o vitoria de guimaraes esta num lugar inesperado a esta altura do campeonato, devido as "sonantes" contrataçoes do defeso de verao, esta agora a tentar reorganiszar se com vitor pontes discipulo do "special one". na lanterna vermelha encontra se o penafiel, ja esperado para os k acompanha regularmente o nosso campeonato. com um plantel feito a medida do seu orçamento e com um treinador com futur, a equipa do estadio 25 de abril tenta lutar com todas as suas forças contra a despromoção, uma luta que nao se avizinha facil, podendo contar ja em janeiro com o playmaker juninho petrolina para dar alguma clarividencia a um mei campo k nunca encontrou o norte.
decepçoes desta 1ª volta-karagounis, joao alves, paulo sergio,jose pedro,rossato,dionathan, davide
revelaçoes-nelson,nani,cleiton,benachour,saganowsi,morreto,sougou,fonte,mancuso,harisson
confirmaçoes-lucho, moutinho,marcel,miguelito,meyong,bruno, ze castro
Igor Santos

1 Comments:
Concordo amplamente contigo meu caro Igor Santos, esta paragem natalícia é deveras "desesperante" para os amantes do desporto rei. Nós, como fiéis admiradores desta arte ficamos aborrecidos com esta paragem. Pena, como disseste não estarmos em Ingalatera, pois aí, não há qualquer paragem. Aí trabalha-se!
A nossa liga, a que já chamaram super, vai caminhando paulatinamente para os momentos decisivos. Numa das ligas mais decepcionantes dos ultimos tempos como pouquíssimos golos, com estádios frios e vazios, com arbitragens de nível duvidoso e desonroso para o futebol (quem não se lembra do golo do leiria em alvalade que não foi validado e dos golos fantasma de césar peixoto ante à Académica e de João Pedro ante o Braga?), são meros exemplos, a penúria embalcemada dos dirigentes desportivos, os ordenados em atraso em vários clubes, o desemprego que subiu quase 20% no Futebol, tudo isto são factores que tornam a liga decepcionante mas não, desinteressante. Nós, como amantes de futebol gostamos sempre de constatar se há melhoras ou não no nosso desporto. Este ano não tem sido nada fácil para a Liga Portuguesa. O descrédito das massas associativas nas suas hostes dirigentes influencia este desporto económico. Se para a economia funcionar é preciso petróleo para o futebol funcionar são precisos estádios minimamente acolhedores com gente interessada em ver jogar. Os poucos golos, o medo das equipas pequenas em sofrer e em perder euros influencia a aderência de mais pessoas à bola.
Após este pequeno contexto do futebol dos nossos dias, passarei agora a analise às quatro linhas.
Campeão de Inverno: Futebol Clube do Porto. Co Adriansse tem sido muito criticado mas, tem tido a arte de aos poucos, calafatar as opiniões que o destroem. O Porto joga bom futebol, leva 5 vitórias seguidas fora de portas, é primeiro isolado e mostra classe pós-Mourinho. Após a saída de Costinha, Maniche, Carvalho, Ferreira, Derlei, Deco, entre outros, o Porto abanou um pouco e a época passada sabemos bem como conseguiu o segundo lugar (3 Treinadores, mau futebol, contratações contra-producentes). O mister Holandês tem sabido cuidar bem essas feridas, após aquela época de convalescênça. Com uma profunda renovação no plantel, com reforços que até se têm portado bem, com o lançamento de jovens de qualidade, com a inclusão de 2 argentinos fantásticos e claro, Ricardo Quaresma, sem dúvida a grande figura desta liga. O "cigano" está melhor do que nunca, tentando quem sabe atrapalhar as escolhas de Scolari. O menos deste porto é a defesa, é o verdadeiro calcanhar de aquiles da equipa do Dragão. Pepe, Bruno Alves, Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Sonkaya, Cesar Peixoto, Cech e Bosingwa podem ser excelentes mas sem Jorge Costa em campo suas pernas são como varas verdes tremendo de inexperiencia e ansiando por um capitão como o "bicho".
Continuando na senda pelos grandes, falarei do nosso Benfica, não me vou estender muito. Para falar do Benfica nada melhor que tu, meu caro Igor. Ronald Koeman tem crescido bastante nos ultimos tempos, aquela vitoria ante o United fortificou a família Benfiquista. Ganhar sem Simão é moralizante para as nossas tropas. No geral, 6 pontos de atraso para o primeiro parece ser perfeitamente recuperável, mas não esqueçam que temos um Porto cada vez mais forte. Revelações: Nélson e Anderson. Bons defesas sem dúvida. Um Nuno Gomes de grande nível e claro, Petit e Luisão, sempre Petit, sempre Luisão. Não podemos estar decepcionados com jogadores que estão lesionados na maioria dos jogos como Karagounis, Miccoli ou até Manuel Fernandes. Bom Natal Família Benfiquista.
O Sporting. A mundança de Peseiro para Bento mostrou coisas muito interessantes: um rapaz que ainda não tem 40 anos põe em ordem a família sportinguista e a comunicação social. Na verdade, Paulo Bento tem sabido, como ninguém, rever, revitalizar e relançar o Sporting na Luta pelo título. Parece-me que temos Sporting. A paixão do "Benfiquista" Leonino por jovens criados pelo clube parece dar frutos. Nani, Moutinho, Semedo, Marques, Custodio, Varela,têm formado uma boa panoplia para se apostar. Veremos o que vai ser feito e que alterações terá o plantel sportiguista em Janeiro. Rogério é menos um. Um excelente profissional, irrepreensível no trato, optima pessoa. FOrça Rogério.
As outras 15 equipas: Nacional fantástico (adorei os 3 secos no Bessa) Manuel Machado merece estar assim nas nuvens pois soube construir uma equipa de experientes. Com uma média de idades de 26 anos, o Nacional, tendo o seu mais novo na baliza, consegue somar vitoria atrás de vitoria e para quem queria a manuntenção pouco falta. Parabéns Nacional, Parabéns Manuel Machado. Referir Braga e Vitória de Setúbal como pratos interessantes e fortes desta primeira volta. Ambas a perder folgor mostraram que, se pode lutar por mais alguma coisa que não o que é razoável. Norton de Matos pode estar no desemprego mas lançou-se como treinador. De resto, o meu querido Luis Castro permanece em ultimo lugar com miseros 7 pontos, o que me espanta, sendo o presidente da sua equipa António Oliveira lol Penafiel tem a corda na garganta mas ainda não morreu, esperem para ver.
Tirando o Vitória de Guimarães que está a desiludir mas que promove em salpicos bom futebol, de resto, as equipas têm-se comportado de forma normal conforme as suas possibilidades.
Nota final, uma palavra de agradecimento a Marcel, goleador da BRiosa que sairá em Janeiro deixando desarmando o ataque da equipa de Coimbra.
Boas Festas e Bom Natal,
Gabriel Alves (LOL)
André TRindade
Enviar um comentário
<< Home